Editorial - dez 2022



Conta-nos o Espírito Emmanuel que Jesus faz parte de uma equipe de Espíritos Puros encarregados da direção da vida em nosso Planeta. Jesus é, como todos nós, filho de Deus, porém tão evoluído que temos dificuldade em compreendê-lo totalmente. Jesus, como sabemos, nasceu na cidade de Belém, na região da Judeia, na Palestina, numa estrebaria, na companhia de animais e tendo como berço uma manjedoura coberta com capim, dando-nos sua primeira lição: a humildade.

Mais tarde, Jesus foi morar com seus pais, Maria e José, na cidade de Nazaré, na Galileia, por isso ficou conhecido como Jesus de Nazaré. Muito pouco se conhece de sua infância.

Aos doze anos estava no meio dos doutores da Lei, conversando com eles, dando mostras de uma inteligência superior à das crianças de sua idade. Aos trinta anos, Jesus inicia sua missão reunindo seus doze Apóstolos: Simão Pedro, André, Mateus, João, Tiago, Felipe, Bartolomeu, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Judas Tadeu, Simão Cananita e Judas Iscariotes, e mais uma centena de Discípulos, homens simples e sinceros que recebiam os seus ensinamentos e aprendiam com os seus exemplos.

Jesus curou enfermos, fez cegos enxergarem, paralíticos andarem e, através de sua palavra sublime, de seus exemplos e das suas parábolas, transmitia aos homens os fundamentos eternos da verdade e do amor. Acima de tudo ele ensinava as lições mais preciosas da vida, porque são lições para o Espírito, lições que regeneram, corrigem, aperfeiçoam, abrem caminho para o desenvolvimento de sentimentos superiores. E numa tarde muito linda, quando o sol começava a se pôr no horizonte, uma multidão começou a se aglomerar próximo a um monte.

Ali estavam criaturas de todos os tipos, homens simples, agricultores, pescadores, mulheres do povo com criancinhas no colo, velhinhos humildes e doentes... E Jesus, olhando aquele povo simples e humilde, começou a falar assim: Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Bem- aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.

Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sereis quando vos insultarem e perseguirem e com mentira disserem contra vós todo gênero de mal por minha causa. Alegrai-vos porque grande será vossa recompensa, pois assim perseguiram os profetas que houve antes de vós. Assim, seguiu Jesus a caminhar e a pregar o seu Evangelho de Amor e Luz. Mais tarde Ele daria suas últimas instruções dizendo: “Se me amardes, guardareis os meus ensinamentos e eu rogarei ao Pai, que vos enviará outro Consolador, para que fique convosco para sempre... Ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrarem-se de tudo quanto vos tenho dito. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei”.

Em suas lições de Amor e Paz, Jesus habita nossos corações e num esforço íntimo vivenciamos seus ensinamentos dentro da Doutrina Espírita, que nos consola, nos fortalece e nos esclarece sobre o que somos, de onde viemos, para onde vamos e o porquê de estarmos aqui. Jesus permaneça em nossas vidas, hoje, amanhã e sempre. Graças a Deus.

(Adaptação. Livro: O teatro na educação do Espírito – Walter Oliveira Alves – IDE.)