Seguir Jesus

O convite foi feito há mais de dois mil anos e ainda não nos decidimos. ....Mesmo para os que se dizem seus seguidores, muitos não conseguiram se despojar de todos os impedimentos e aceitar o convite para buscar o reino de Deus, como se fosse um sonho tão distante que não pudessem concretizá-lo aqui na Terra. ...
Mas afinal que reino é esse que tão poucos conhecem ou buscam receosos, sem conseguirem se afastar das materiais  e romper os liames que os prendem à  retaguarda, distanciando do que Jesus propõe?
Dizem que este reino está dentro de nós e que teremos que construí-lo com nosso esforço em modificar hábitos e tendências... Outros pouco irão usufruir por que não conseguem afastar de seu mundo intimo  o orgulho, a vaidade , o egoísmo ... Outros pensam que é uma utopia, uma expressão usada no sentido de falar do paraíso, uma expressão usada no sentido de falar do paraíso para onde irão todos os que conseguirem praticar o bem e seguir os novos preceitos cristãos.
Mas será tão somente isto? Creio que não. Não é um lugar geograficamente falando, nem um paraíso  celeste.
Este reino de Jesus nos convida está dentro de cada um de nós e iremos edificá-lo com a prática do amor.
É tarefa difícil, certamente, mas todos a poderemos realizar desde que nos esforçamos e comecemos a nos despojar de tudo o que não é essencial à nossa vida.
Renunciar aos bens, às pessoas, ao que nós impeça de seguir livremente Jesus, praticando a caridade e o amor em suas plenitude.
Todos nós podemos seguir Jesus, desde que nos coloquemos com humildade à sua disposição, renunciando a tudo o que  cerceie a liberdade integral de exemplificar o que já conhecemos respeitando as leis divinas. O reino dos céus é daqueles que se assemelham a uma criança, livres, sem preconceitos, sem orgulho e predispostos a amar a todos os que cruzarem seu caminho.
Este reino, como nos ensinou Jesus, é dos pacificadores, dos justos, dos sofredores, dos oprimidos, dos simples e dos mansos, que herdarão a Terra e estarão em paz, felizes e reconfortados pela imensurável amor de Deus.
Alimentados pela fé  e iluminados pelo amor seguirão confiantes as pegadas de Jesus! Sempre, no longe dos tempos...


(Adaptado do livro Gotas de Otimismo e Paz, FEB)