2020, um ano para ser esquecido?

O Espiritismo nos ensina que nada nos acomete sem um propósito divino. Mas que divino é esse que já ceifou no Brasil (até a data deste artigo) mais de 180.000 irmãos? Vamos com calma: o que aconteceu de imediato no mundo? ... A união das comunidades científicas para obter uma vacina, que por sinal foi obtida em tempo recorde, comparada a suas antecessoras. O isolamento social foi responsável pelo fortalecimento dos lares, onde o convívio foi mais acirrado, servindo para aparar arestas e estreitar ainda mais os laços amorosos.

E as vítimas da COVID-19, por que sucumbiram? Aqui cabem inúmeras respostas, pois desconhecemos os caminhos da caridade pela qual Deus nos conduz, nada acontecendo sem a sua permissão. Outra questão é a da responsabilidade dos governos no combate à pandemia. Aqueles que foram eleitos por nós têm o dever de nos proteger contra qualquer agente que venha a nos atacar. Obviamente que serão responsabilizados pela sua omissão. E aqueles irmãos que não se cuidaram e foram contaminados e contaminaram seus familiares e amigos, apesar de todos os avisos dos órgãos de saúde?

Terão também que responder perante a justiça divina. Cada caso é um caso, pois somos individualidades e estamos evoluindo, cada um no seu tempo. A responsabilidade para deter a pandemia é de todos nós! Façamos a nossa parte.

2021 de muita Paz!