De acordo com Kardec em Obras Póstumas, 2ª parte, Credo Espírita, “É pela educação, mais que pela instrução, que se transformará a Humanidade”. Mas o que significa educar? Segundo Dora Incontri ( A Educação da Nova Era) “Educar é desenvolver, cultivar, fazer brotar, numa palavra: elevar.
É fazer crescer em toda a integridade física e espiritual.” Virtudes como a caridade, o perdão e a tolerância não podem ser ensinados por boca, é indispensável o exemplo e os ensinamentos de Jesus levam ao exercício e ao desenvolvimento das virtudes da alma.
A verdadeira educação é a educação do Espírito, que vê o homem como ser integral, como Espírito imortal. É a educação com Jesus. Somente realizaremos a tarefa de educadores se educarmos a nós mesmos e aprendermos a vivenciar o Evangelho. Vamos nos sintonizar com Jesus para que nosso sentimento cristão vibre em nossos corações e possamos assumir a postura de espírita evangelizado. “Assim, a verdadeira educação, a educação do Espírito está necessariamente vinculada ao Evangelho ensinado e vivido por Jesus, suficientemente esclarecido, desenvolvido e completado pelos conhecimentos contidos na Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, em seu tríplice aspecto.
Esta a educação que levará a humanidade à autonomia moral, agindo com plena consciência do que faz e por que o faz, Espíritos autênticos, sinceros, honestos, capazes de pensar, sentir e agir no Bem, vibrando cada vez mais em sintonia com as Leis Divinas.” Walter Oliveira Alves (Educação do Espírito). Educação, Evangelho e Espiritismo fontes seguras para um caminho de luz!
Muita Paz!