Pra Refletir...


O grande educador Pestalozzi concluiu que só existe de fato educação, onde há uma intensa troca afetiva entre educador e educando. Só o amor consegue tocar as fibras da alma e impulsioná-la para sua livre ascensão.
Para que o convite ao livre exercício do bem e à busca da ...
verdade alcance a alma do outro, é preciso que seja um convite de amor, como o que Jesus nos faz há milênios, auxiliado pelos espíritos que trabalham pela evolução da humanidade. É um amor que não interfere em nossa liberdade, mas não é indiferente às nossas dores, pois trabalha sem cessar por nossa libertação.

Amor e respeito. Assim, a pedagogia espírita é contra qualquer autoritarismo, pois o único poder real é o do amor. A coerção gera a hipocrisia, o amor mobiliza a vontade. Por isso, o processo de educação começa pela autoeducação, e a transformação real da humanidade deve partir de uma educação afetiva e livre, que desenvolva integralmente todos os seres humanos.

Os espíritas devem, portanto, se comprometer com a educação da humanidade. No lar, no centro espírita, no trabalho, nas relações sociais, deve agir pedagogicamente – isto é, exercer o poder do amor e não o autoritarismo, dedicando-se ao progresso do próximo com todas as suas forças, mas sem jamais ferir a liberdade de ninguém.)

(Texto adaptado de Dora Incontri, cap. 9, do livro “Para Entender Allan Kardec", Ed. Lachâtre.