Desesperar Jamais


A Peste Negra (Peste Bubônica), transmitida aos homens pelas picadas das pulgas que habitavam os ratos infectados com a bactéria Yersinia pestis, exterminou 1/3 da população mundial, estimativas entre 75 e 200 milhões de ...
vidas, no século 14. Surgida na Ásia Central (hoje grande parte da China), já naquela época uma potência comercial, foi uma questão de tempo para que se espalhasse pela Ásia Oriental e Europa¹.

Em 1918 tivemos a Gripe Espanhola (Gripe de 1918), causada pelo vírus influenza H1N1 que pode ter exterminado até 100 milhões de vidas².  Em 2009, a pandemia da Gripe A foi uma pandemia de uma variante da Gripe Suína, também causada pelo vírus Influenza A, subtipo H1N1, que se espalhou inicialmente pela América do Norte e, posteriormente, pelo mundo todo.

Causou 17 mil mortes³.Qual deve ser a nossa postura perante as grandes “tragédias” da história, que por um meio ou outro dizimam milhares de vidas? A da serenidade. Se observarmos atentamente os três relatos acima das pandemias, a Peste Negra foi a maior das três. Partindo deste ponto, o que causou um número astronômico de vítimas pela Peste Negra e a Gripe Espanhola foi a falta de conhecimento de como tratar e impedir a transmissão das doenças com os recursos da medicina da época que, comparados com os de hoje, ainda engatinhavam.

Em 2009, com o crescente avanço da medicina, das pesquisas e dos órgãos de combate às pandemias, as baixas foram relativamente insignificantes. E hoje vivemos a pandemia do Corona vírus (COVID-19), que, também como ocorreu com a Peste Negra, iniciou-se na China, espalhando-se pelo mundo inteiro, causando pânico, desesperança e medo.

A postura de todo cidadão consciente é seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), dos governos de seus países e as determinações dos órgãos competentes da localidade onde residem. Desta forma estaremos contribuindo para que esta pandemia se erradique logo e que as nossas vidas retornem ao ponto em que, provisória e sabiamente, as interrompemos, mudando nossos hábitos e maneiras de prosseguir em prol da saúde mundial.

Nessas horas incertas, nada como ouvir nosso querido Chico Xavier: “...Mas isso também passará, porque Jesus está no leme dessa Nau, e segue com o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a agitação faz parte do roteiro evolutivo da humanidade, e que um dia também passará...”
Fontes:

1-  https://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_negra
2 - https://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_espanhola
3-https://saude.abril.com.br/medicina/gripe--quais-foram-as-maiores epidemias-da-historia/