Pergunta Espírita

 
(Coragem - Chico Xavier/Albino Teixeira, cap. 7)
Alegas, por vezes, a impossibilidade de colaborar nas tarefas espíritas, escusando-te à face das dificuldades e senões que ainda carregas. Entretanto, convenhamos: se não tens imperfeições a vencer, entre tantos milhões de criaturas humanas ainda imperfeitas; se não conheceste e nem conheces, ... intimamente, conflito algum; se não possuis problemas a resolver; se não experimentas tentações; se não atravessas, de quando a quando, amarguras e desenganos; se não colhes decepções; se não faceias graves provas; se não trazes o sinal desta ou daquela fraqueza, da qual te encontras presentemente na Terra, em processo de cura; se não observas contigo possíveis tendências menos felizes – aquelas que nos assinalam as dívidas de existências passadas – lutando e, às vezes, até chorando por melhorar a ti mesmo... que será de ti na construção do Bem? Referimo-nos a isso, porque o espírita é chamado a fazer luz, em favor de si mesmo e a benefício dos outros, na seara da educação. E, se nada sofres para aprender, como poderás esclarecer e compreender, ajudar ou ensinar?