Por que doutrinar espíritos?
A doutrinação dos espíritos
sofredores, inferiores ou obsessores é uma necessidade de ordem social, porque
esses espíritos, por sua própria condição inferior, vivem ao nosso lado, ainda
apegados ao plano terreno em que vivemos, e exercem influências perturbadoras
no meio social. [...]
As sessões espíritas de doutrinação
têm por finalidade afastar os espíritos perturbadores, restabelecendo o
equilíbrio e a saúde das pessoas por eles afetadas. A doutrinação é o método de
esclarecimento dos espíritos perturbadores, para que se afastem de suas vítimas,
com benefícios evidentes para estas e para eles mesmos.
(J.
Herculano Pires, O Finito e o Infinito – Ed. Correio Fraterno)