A Humanidade vem ao longo dos séculos sofrendo batalhas entre a matéria e o Espírito, transformando caracteres de famílias e da sociedade. Nos vemos envolvidos em fanatismos religiosos, superstições, idolatrias, onde se repetem de geração em geração as lutas, as dores das mais variadas formas.
A cada momento de
transformação da Terra ocorrem fenômenos devastadores e cada ser reage à sua maneira
diante desses fatos. Jesus encarna na Terra numa época semelhante à nossa,
reeducando a Humanidade para o caráter universal do amor, elevando sua palavra
acima de cultos e dogmas num exemplo vivo das Leis Divinas.
Através
das parábolas Jesus trazia os fatos da vida cotidiana do lugar em que se
encontrava para que as pessoas pudessem ter a compreensão da vida espiritual,
mas nem todos assim compreendiam, enquanto os discípulos não se prendiam à
forma alegórica, mas ao preceito moral nelas contido.
"A vós foi dado conhecer os mistérios do
Reino de Deus; aos outros porém falo em parábolas, porque vendo não veem e
ouvindo não ouvem."(Lc 8,10) Os apóstolos estavam sempre com Jesus,
presenciaram fatos admiráveis, curas, caminhavam ao seu lado e no momento de sua
ressurreição o viram, conversaram e confirmaram suas convicções na vida eterna,
e assim saíram a divulgar e a cumprir as palavras do Mestre. Tenhamos Jesus e a
pureza doutrinária do Espiritismo em nossos corações.
"Todas
as parábolas de Jesus são exortações, convites, conselhos, mandamentos para a
observância dos seus ensinos, mas exclusivamente dos seus ensinos,
desembaraçados dos enxertos humanos e dos preceitos e mandamentos das igrejas
de pedra.”
(Cairbar
Schutel - Parábolas e ensinos de Jesus, pág. 79, Ed. O Clarim/2000)
Muita
Paz!
