Editorial - Dezembro de 2023

O capítulo X de O Livro dos Espíritos trata sobre a Lei de Liberdade, e nos ensina que o homem só desfruta de uma liberdade absoluta se estiver numa condição de eremita num deserto, pois desde que haja dois homens juntos, há direitos a serem respeitados. Um acontecimento é quase sempre a consequência de uma coisa que fez por um ato de sua livre vontade, de tal forma que, se não houvesse praticado aquele ato, o acontecimento não teria lugar.

Não acreditemos que tudo o que acontece esteja escrito, como se diz. Somente as grandes dores, os acontecimentos importantes, capazes de influir na nossa evolução moral, são previstos por Deus, porque são úteis à nossa depuração e instrução. As ideias justas ou falsas que fazemos das coisas nos fazem vencer ou fracassar, segundo o nosso caráter e a nossa posição social. 

Achamos mais simples e menos humilhante para o nosso amor-próprio atribuir nossos fracassos à sorte ou ao destino do que às nossas próprias falhas. Nosso único objetivo na vida é fazer o bem e somos capazes de repelir o mal, pois somos responsáveis pelo que pensamos, sentimos e agimos.

Muita Paz!