Amor e Espiritualidade – Lucy Dias Ramos


Há todo um planejamento segundo a Lei Divina que enseja o desenvolvimento moral, no exercício do amor, buscando sempre, através das vidas sucessivas, que pela misericórdia divina estabelece as metas deste crescimento, ...
através da redenção espiritual, das provas, das expiações, dissipando os erros do pretérito e alargando nossa percepção em torno dos deveres e compromissos com a vida.

Somente através do amor encontraremos a solução para todos os desafios e problemas existenciais, porque ele amplia nossa capacidade de discernir a realidade permanente do ser – dando-nos uma visão maior dos nossos objetivos que não serão neste estágio somente os materiais – buscando sua integração na sociedade em que está inserido, na família e, principalmente, no Universo. 

O amor nos fará sentir unidos ao Poder Divino, como filhos de Deus e cada vez mais integrados aos objetivos superiores da vida. A fé e a esperança estarão sempre presentes em nossas vivências, em quaisquer lugares onde estejamos, seja no mundo espiritual ou aqui na Terra, escola abençoada que nos enseja o desenvolvimento moral. Jesus, em Sua sabedoria infinita, sabia que somente através deste sentimento estaríamos em condições de vencer os obstáculos do caminho, alterando nosso comportamento, colocando-nos frente a frente com os conflitos existenciais para superação das mazelas morais, enfrentando as dores da alma no processo de nossa redenção espiritual.

Assim Ele colocou o amor como a estrutura básica de Sua doutrina, enfatizando que deveríamos amar ao próximo como a nós mesmos e a Deus sobre todas as coisas. Todas as demais virtudes que serão incorporadas em nossas aquisições morais serão impulsionadas pelo amor, como veículo de nosso progresso moral na escala do progresso e da perfeição a que estamos destinados. “O cidadão consciente da sua responsabilidade perante a vida e o Universo, desempenhará o seu papel com elevação e respeito, célula saudável do conjunto humano que se edificará em padrões de honestidade e paz.” 

(FRANCO, 2014. Cap. 33) (Livro “Compromissos de Amor”, espíritos diversos)