Pra Refletir...

Um dos fatores mais frequentes de decepções, na prática espírita, é o utilitarismo dos praticantes. Há pessoas que só compreendem as coisas do ponto de vista da utilidade imediata. Essas pessoas não se dirigem ao Espiritismo na procura de uma visão mais ...  ampla da vida, de melhor compreensão, de maior equilíbrio psíquico. Desejam, ao contrário, obter benefícios imediatos: cura, solução de problemas financeiros ou amorosos, arranjo da vida.

Pretendem fazer do Espiritismo um meio de conquista de vantagens pessoais. [...] O que se deve buscar no Espiritismo é a elevada compreensão do processo da vida, que ele oferece a todos os estudiosos. Buscando essa compreensão, colocamo--nos em sintonia espiritual com os Mensageiros do Alto, que por sua própria benevolência nos atendem e nos socorrem em tudo o que é possível. Cumpre-se aquele ensinamento de Jesus que todos os cristãos estudiosos conhecem: “Busca primeiramente o Reino de Deus e sua Justiça, e tudo o mais te será dado por acréscimo”. 

Os interesses, as paixões e as angústias humanas servem, muitas vezes, como meios de condução da criatura ao Espiritismo. Mas não podem transformar-se em finalidade da prática espírita. [...] ...uma vez socorridas pelos Espíritos 

do Senhor, essas criaturas devem beneficiar-se com as luzes da doutrina, em vez de permanecerem na estagnação dos sentimentos comuns. 

[...] O Espiritismo ensina que a vida tem um objetivo, e esse objetivo é o aperfeiçoamento espiritual.

(J. Herculano Pires, “O Mistério do Bem e do Mal”, págs. 69, 70, 71, Ed. Correio Fraterno.)